Bem Vindos !!!

Aqui voce vai encontrar matérias bem interessantes sobre YOGA, MEDITAÇÃO, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ESTUDO DE VEDANTA, SISTEMA TERAPEUTICO AYURVÉDICO E QUÂNTICO, em mídia escrita, fotos e vídeo.

Espero que traga LUZ e possa ser útil para todos !!!

NAMASTÊ !!!

Paulo Roberto

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CONHEÇA O VASTU SASTRA

VASTU SASTRA
EXTRAÍDO DO BLOG Karuna Purna Atelier


Você já ouviu falar em Vastu Sastra?

Pois bem... literalmente significa a "Ciência de Morar Bem".Vastu é uma doutrina originária da Índia, dos escritos védicos e foi transmitida ao longo de milênios...É a ciência da construção, nela nos é passado o conhecimento de que uma casa, deve ser projetada, construída e decorada de tal forma que cada pessoa, cada planta e cada pedra possam deixar fluir sua energia vital neste espaço, favorecendo assim a qualidade de vida.


Nossa casa não é um mero telhado sobre nossas cabeças, destinado a proteger da chuva e do frio. A casa é um segundo corpo que influi sobre a energia vital de seus moradores.

Os escritos védicos que transmitem a ciência do Vastu, procuram alinhar os locais onde moramos e trabalhamos com a energia do Cosmo e também nos coloca em harmonia com o mundo que nos cerca, levando em consideração os seguintes fatores:-

* Influência dos cinco elementos (terra, água, fogo, ar e éter)
* Influência das condições climáticas como chuva e vento

* Influência do campo magnético da Terra
* Influência dos outros planetas do Sistema Solar



Acredita-se que o Vastu Sastra seja o ancestral do Feng Shui, com uma grande flexibilidade na aplicação de seus métodos, independentemente de ser aplicado em uma kitnet, mansão ou empresa. Os Vedas afirmam que uma casa construída segundo as leis do Vastu traz felicidade, bem-estar, saúde, alegria e paz, enquanto ignorar essas leis pode ter consequências desagradáveis, conduzindo a erros e decepções. Assim sendo, todas as casas, povoados e cidades devem ser construídas segundo o Vastu, sendo a bússola um objeto fundamental...


Vantagens de se aplicar o Vastu no Ambiente Empresarial:-

* Melhora as relações humanas;-

* Adequa o "layout" da empresa de forma a valorizar pontos estratégicos e facilitar o rendimento da equipe;-

* Elimina pontos nocivos à saúde de seus funcionários;-

* Na fase de pesquisa pela localização ideal para a montagem de sua empresa, o Vastu leva em consideração: ponto, ramo de atividade, perfil do público-alvo, materiais (pisos,etc.), entrada principal, recepção, escritório administrativo, sala de reuniões, cores dos principais ambientes, data propícia à inauguração, etc.

É extremamente discreto, praticamente imperceptível aos olhos dos visitantes do imóvel.As cores também são aliadas do Vastu. É uma ferramenta muito importante pois equilibra o ambiente, emocionalmente e fisicamente. Do ponto de vista visual, as cores podem alterar tamanho e formato de um cômodo, devendo, portanto, tomar o cuidado em sua aplicação. Exemplo: em um cômodo pequeno, uma cor clara dá a ilusão de maior espaço. De uma maneira geral, o Vastu recomenda a utilização de cores suaves por toda a casa, promovendo a harmonia.

O Vastu pode contribuir para que o homem moderno volte a compreender sua relação com a natureza e as forças mais altas do cosmos e a viver em harmonia com elas, integrando o espaço habitacional na ordem sutil da natureza.Quando todas as energias necessárias para uma pessoa existem em quantidade suficiente e interagem umas com as outras com harmonia, a pessoa é saudável e pode sentir em seu corpo a alegria, a sabedoria e a felicidade. Da mesma forma, a energia vital penetra numa casa através de suas portas, concentra-se em determinados lugares e faz com que os espaços tenham características distintas. Se este fluxo for bloqueado, os moradores da casa não terão condições de utilizar corretamente a energia e ficarão sujeitos a influências negativas, da mesma forma como o bloqueio da energia no corpo pode acarretar doenças.


A diferença entre o corpo e uma casa é que o corpo pode se movimentar constantemente, mudando de lugar a cada momento, enquanto que a casa, uma vez construída, alí permanece até o fim de sua existência.
O eterno Ser Vivo se corporifica provisoriamente neste mundo e deve aproveitar este período para criar valores duradouros... Por isso os Vedas encaram o corpo humano e as casas e edificações como espécies de templos.

Nos Vedas, a arquitetura é considerada uma ciência espiritual de teor marcadamente religioso. Agir em harmonia com as leis naturais conduz à liberdade, mas ignorar essas leis e levar em conta apenas os próprios critérios e necessidades limita as oportunidades de ser livre e feliz...

Indicamos dois livros:

Vastu - de Marcos Schmieke
Vastu Vidya – A Arte Indiana da Organização de Ambientes - de Juliet Pegrum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários e sugestões serão bem vindos sempre, fique a vontade.

Digite seus comentários selecione em "COMENTAR COMO" O PERFIL ANONIMO.

SE QUISER RECEBER RESPOSTAS,COLOQUE NO TEXTO SEUS CONTATOS ( E-MAIL / FONE / MSN /SKYPE E ETC)

NAMASTÊ

PAULO ROBERTO