Bem Vindos !!!

Aqui voce vai encontrar matérias bem interessantes sobre YOGA, MEDITAÇÃO, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ESTUDO DE VEDANTA, SISTEMA TERAPEUTICO AYURVÉDICO E QUÂNTICO, em mídia escrita, fotos e vídeo.

Espero que traga LUZ e possa ser útil para todos !!!

NAMASTÊ !!!

Paulo Roberto

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Catolicismo Hindu? Hinduísmo Católico?

Bem… acho que a pergunta é: como um católico pode ver o hinduísmo e todo o seu sistema de crenças? Na realidade podemos abranger mais essa pergunta e questionar: como podemos ver a Unidade na diversidade de coisas? Chamo Unidade (com ‘U’ maiúsculo) porque Ele (o Deus Uno) está em tudo e em todos; é o fio que nos une à toda a criação. Por isso São Francisco de Assis chamava tudo e todos de irmãos: ele percebeu a Unidade de todas as coisas!

Enfim, o que é a busca de diálogo senão a busca de pontos comuns entre pontos de vistas diferentes? Se focarmos nossa consciência nas aparentes diferenças de conceitos prévios (”pré-conceitos”) poderemos perder de vista a riqueza de ensinamentos que o outro pode nos dar! É por isso que chamamos de fundamentalistas aqueles que não se abrem para ver e aceitar o diferente por estarem fechados em seus próprios dogmas.

O Hinduísmo, embora tenha um conjunto próprio de ensinamento (como qualquer Tradição de Sabedoria da humanidade), tem uma posição ímpar de nos convidar a experimentar e descobrir, por nós mesmos, qual é a Verdade e o Caminho que nos conduz à Vida e à Liberdade. Liberdade porque estamos presos, presos de nossos pensamentos e de nosso conjunto de valores e crenças, fruto de toda uma história pessoal e de condicionamentos sociais: para nós, comer gatos e cachorros é inconcebível… para o hindu, comer vacas e bois também!

Somos diferentes, mas a nossa busca não deve ser por diferenças, mas por semelhanças: o que nos faz semelhante? Mas esse discurso todo é somente para dizer que quando pararmos para procurar o semelhante entre o hinduísmo e o catolicismo, notaremos, não apenas que eles estão falando a mesma coisa com nomenclaturas diferentes, mas que as diferenças não mais existem…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários e sugestões serão bem vindos sempre, fique a vontade.

Digite seus comentários selecione em "COMENTAR COMO" O PERFIL ANONIMO.

SE QUISER RECEBER RESPOSTAS,COLOQUE NO TEXTO SEUS CONTATOS ( E-MAIL / FONE / MSN /SKYPE E ETC)

NAMASTÊ

PAULO ROBERTO