Bem Vindos !!!

Aqui voce vai encontrar matérias bem interessantes sobre YOGA, MEDITAÇÃO, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ESTUDO DE VEDANTA, SISTEMA TERAPEUTICO AYURVÉDICO E QUÂNTICO, em mídia escrita, fotos e vídeo.

Espero que traga LUZ e possa ser útil para todos !!!

NAMASTÊ !!!

Paulo Roberto

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

FLEXIBILIDADE, O QUE É ?

Flexibilidade. Essa é uma palavra que, de acordo com a definição do dicionário, serve tanto para se referir ao corpo quanto a uma atitude da mente. Dentro do Yoga é citada principalmente quando se fala da prática de asanas, em referência a flexibilidade física. É necessária significativa flexibilidade física para realizar diversas posturas de Yoga. A partir disso, alguns professores fazem a relação entre a prática de Yoga, o consequente ganho da flexibilidade física com a aquisição de uma flexibilidade mental. Essa flexibilidade em relação à atitude da mente é assim definida no dicionário Houaiss: “característica de quem é compreensível; brandura, docilidade”.

Bom, agora parece que encaramos uma contradição. No Hatha Yoga, muitos dos métodos propostos para o ganho da flexibilidade física, e a conseqüente flexibilidade mental, são agressivos com o corpo. Tanto que não é difícil encontramos alguém que já tenha se machucado praticando Yoga. Como, então, desenvolver a compreensão, a brandura e a docilidade sendo agressivo consigo mesmo, com o seu corpo e a sua mente?

A flexibilidade não começa no corpo e estende-se a uma postura mental. A flexibilidade é uma atitude da mente diante da vida, nasce de uma compreensão. Nasce da compreensão de que existem coisas que nós podemos mudar e coisas que não podemos mudar e a estas devemos nos adaptar. No nosso corpo podemos mudar certas coisas, outras não. Podemos ganhar flexibilidade até certo ponto, a partir daí podemos ou talvez iremos necessariamente nos agredir.

A atitude de flexibilidade deve estar presente antes mesmo de se começar a prática de Hatha Yoga, a partir do respeito ao próprio corpo e às suas limitações. É a prática que deve se adaptar ao corpo e não o corpo à prática. Para refletirmos mais sobre esse assunto, trazemos o esclarecedor artigo de David Frawley, Adaptando a sua prática. Trazemos também uma historinha que ilustra que de pouco serve um grande esforço se não há um objetivo claro por detrás.

Convido todos a refletirem sobre o seu objetivo pessoal com a prática de Yoga. E, a partir disso, escolher a prática que irá levá-lo a esse objetivo com mais clareza. O que queremos é a flexibilidade do corpo ou é o que o Houaiss define como o sentido figurado da palavra “flexibilidade”: “característica de quem é compreensível”?

Boa leitura, boas práticas!

Harih Om.

Tales Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários e sugestões serão bem vindos sempre, fique a vontade.

Digite seus comentários selecione em "COMENTAR COMO" O PERFIL ANONIMO.

SE QUISER RECEBER RESPOSTAS,COLOQUE NO TEXTO SEUS CONTATOS ( E-MAIL / FONE / MSN /SKYPE E ETC)

NAMASTÊ

PAULO ROBERTO