Bem Vindos !!!

Aqui voce vai encontrar matérias bem interessantes sobre YOGA, MEDITAÇÃO, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ESTUDO DE VEDANTA, SISTEMA TERAPEUTICO AYURVÉDICO E QUÂNTICO, em mídia escrita, fotos e vídeo.

Espero que traga LUZ e possa ser útil para todos !!!

NAMASTÊ !!!

Paulo Roberto

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Ioga, meditação, exercícios. Veja como essas atividades colaboram no tratamento de transtornos de ansiedade

Ioga, meditação, exercícios. Veja como essas atividades colaboram no tratamento de transtornos de ansiedade

A ioga, outra modalidade indicada para aplacar a ansiedade, também aposta suas fichas nos exercícios respiratórios, além de promover o relaxamento corporal. "O objetivo é fazer com que a pessoa volte sua concentração para a sua expiração e o momento presente", explica a professora Adriana Teixeira, da academia Bioritmo, de São Paulo. "O interessante é que se pode usar esse recurso no dia-a-dia durante os momentos de maior intensidade da crise", ensina Adriana.

Quem costuma seguir os ensinamentos dela é sua aluna Cristiane Melitto, 30 anos, assessora de marketing. "Sempre que precisava entregar algum projeto costumava ficar muito apreensiva", lembra-se. "A ioga me ensinou a ter autocontrole". Essa também foi a lição aprendida pelo ator mineiro Jackson Antunes, 40 anos, que também sofre de ansiedade. Apesar de não ser praticante da técnica, ele acredita na necessidade de educar a mente para diminuir o problema. "Descobri que é necessário haver uma transformação profunda da maneira de ser", diz. O ator tem razão. Uma das maneiras de reduzir o sufoco da ansiedade é aprender a resolver uma coisa de cada vez, focar atenção em um problema quando ele de fato acontecer e confiar mais em si mesmo.

Exercícios - A prática de atividade física é outra forma de aplacar a ansiedade mais branda. "Os exercícios estimulam as endorfinas, substâncias que melhoram a ação dos neurotransmissores ligados ao humor", explica Cordás.

Uma dieta saudável também é ponto precioso nesse jogo. "As verduras, legumes e frutas têm compostos que ajudam a regular os neurotransmissores envolvidos no processamento das emoções", afirma Eliane Chaves. "Quem já é ansioso também deve evitar fumar, beber e tomar café, pois os três têm compostos estimulantes que deixam a pessoa mais agitada", completa Cordás.

Há também estratégias de emergência para serem usadas nas horas em que as crises de ansiedade parecem monstros prestes a engolir sua vítima. "Procure respirar profundamente por cinco minutos para que sua taxa de adrenalina baixe e você elimine toda a angústia", ensina a professora de ioga Adriana Teixeira. Dessa forma, é possível ter calma para enfrentar a situação sem perder o controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários e sugestões serão bem vindos sempre, fique a vontade.

Digite seus comentários selecione em "COMENTAR COMO" O PERFIL ANONIMO.

SE QUISER RECEBER RESPOSTAS,COLOQUE NO TEXTO SEUS CONTATOS ( E-MAIL / FONE / MSN /SKYPE E ETC)

NAMASTÊ

PAULO ROBERTO