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NAMASTÊ !!!

Paulo Roberto

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

YOGA MARAGOGI - AL - Isabel Sehb - ECHOAR ASHRAM

Origem da palavra yoga
A palavra original Yoga vem do yuj em sânscrito , língua falada pelos árias, um povo nômade que chegou a Índia em 2.000 a. C. Significa “julgo”, “ união” ou “ junção”.
A yoga significa união. A união do indivíduo com o Espírito Universal é yoga.

A história do yoga
As origens do yoga se perdem no tempo. É considerado como uma ciência divina da vida, que foi revelada aos sábios iluminados durante a meditação.
A prova arqueológica mais antiga sobre sua existência se encontra em varias esculturas de pedra que mostram figuras em posturas yoguicas, achadas no vale do indo, atualmente o Pakistão,; se calcula que datam aproximadamente 3.000 mil anos A. de C.
A primeira menção sobre o yoga esta numa vasta coleção de escrituras que constituem os Vedas, dos quais uma parte se remonta pelo menos no ano de 2.500 A. de C., ainda o pilar dos ensinamentos yoguis e a filosofia conhecida como Vedanta se encontram nos Upanishads, que formam a ultima parte dos Vedas. A filosofia Vedanta prima a idéia de uma consciência absoluta, que se conhece como Brahman, e Brahman é o universo inteiro.

Até o século VI A. de C., já existiam os grandes poemas épicos: El Ramayama, de Valmiki, e o Mahabharata, de Vyasa, que continha o Bhagavad Gita, que é a escritura yogui melhor conhecida. O tema mencionado no Bhagavad Gita é o Gita ou Brahman, na sua encarnação como Krishna, instruindo o guerreiro Arjuna sobre os ensinamentos do yoga, e especificamente a forma de alcançar a liberação mediante ao cumprimento dos deveres da vida.
Posteriomente no século III A. de C. encontram-se os textos escritos de Patanjali chamados Yoga Sutras de Patanjali que são a eixo central do Raja Yoga. Estes textos clássicos sobre o Hatha yoga são Hatha Yoga Pradipka que descreve as diversas asanas (posturas) e os pranayamas (exercicios respiratórios) que constituem a base da moderna pratica de yoga.

Introdução ao Yoga
O yoga é uma ciência holística da vida.
È um sistema de desenvolvimento e evolução pessoal mais antigo do mundo, concentrando o corpo, a mente e o espírito. Os antigos yogui tinham uma compreensão profunda da natureza essencial do homem e de suas necessidades para viver em harmonia consigo mesmo e com o meio ambiente.
Imaginaram o corpo como um veiculo, no qual a mente é o condutor e a alma, é a verdadeira identidade do homem, e as ações, as emoções e a inteligência, são as três forças que mobilizam o corpo-veiculo. Para que haja uma evolução integrada, estas três forças devem estar em equilíbrio. Os primeiros mestres, tendo em conta a relação entre o corpo e a mente, formalizarama um método especial para manter o tal equilíbrio, sendo um método que combina todos os movimentos necessários para assegurar a saúde física através das técnicas de respiração e de meditação que garantem assim a paz mental.

Meta do yoga
A meta fundamental de todos os aspectos da pratica do yoga é a união do nós mesmos individual (jiva) com a consciência absoluta (Brahman)

Método do yoga
Pranayama - exercícios respiratórios.
Bandhas - fechos energéticos.
Ásanas - posturas do yoga
Dhyana - Meditação - o silenciar da mente.
Savasana - relaxamento - desapegar-se.



PRANAYAMA – exercícios respiratórios

PRANAYAMA É UM VÍNCULO ENTRE AS DISCIPLINAS MENTAIS E FÍSICAS.
EM TANTO QUE A AÇÃO FÍSICA, TEM O EFEITO DE TRAZER CALMA, LUCIDEZ E TRANQÜILIDADE A MENTE.
“ Swani Vishnu Devananda “

“Quando a respiração esta irregular, a mente também esta irregular. Mas, quando a respiração se aquieta a mente também e o yogui vive muito mais tempo.”
Hatha Yoga Pradipika. Cap.2, vs.2.

( Exercícios respiratórios ) A ciência do controle da respiração.
Em sânscrito ( Língua Hindu antiga ) quer dizer domínio do Prana. E PRANA é a energia vital, energia cósmica.

O QUE É PRANA ( corpo sutil)
O prana esta na matéria, mas não é matéria. Esta no ar, mas não é oxigênio. É uma forma sutil de energia que é transportada pelo AR, ÁGUA, ALIMENTOS, LUZ SOLAR E ÂNIMA , todas as forças materiais.
Com a prática de PRANAYAMA E ASANAS; absorvemos maior quantidade de prana, que armazena-se no corpo, ganhando GRANDE VITALIDADE E ENERGIA.
Ademais, os yoguis consideram que possuímos dois corpos que nos rodeiam.
- o corpo astral
- o corpo causal ( Físico)
E, o PRANA é o vinculo entre os dois, e flui pelas NADIS ( canais ) do corpo astral.
NADIS, são canais nervosos do corpo astral, dos quais fluem o PRANA.
ENERGIA POSITIVA ( PRANA ) – Aferente – acima
ENERGIA NEGATIVA ( APANA) – Eferente – abaixo
( ambos se unem no MULADHARA CHAKRA , onde se desperta a KUNDALINE.
KUNDALINE é uma energia cósmica estática, representada com uma serpente enroscada quando começa a mover-se para cima pela nadi sushumna , atravessa os 07 chakras.
É possível exercitá-la e ativá-la mediante ao pranayama e outras técnicas yoguis.
As asanas e pranayamas são destinados a purificar as NADIS. Quando bloqueados, resulta em má saúde.
Segundo os yoguis antigos, temos uns 72 mil NADIS. De todos o mais importante é o SUSHUNMA cuja a outra parte no corpo físico corresponde a MEDULA ESPINAL.
Cada lado do SUSHUMNA há outras duas NADIS:
- IDA NADI – gânglio simpático
- PINGAlA NADI – gânglio simpático
Respirar corretamente significa respirar pelas narinas, pois a parte do fundo das narinas estão os órgãos do olfato, através dos quais passa o PRANA e alcançam o sistema nervoso central e o cérebro.
Ao controlar o PRANA se controla a mente para prática de concentração e meditação. É importante manter a boca fechada, executar uma inspiração e expiração completa, fazendo os pulmões trabalharem sua totalidade.

BENEFÍCIOS:
Revitaliza o corpo. Tranqüiliza as emoções. Gera grande clareza mental.
Através dos pranayamas ( exercícios respiratórios), a capacidade pulmonar é aumentada e se obtém um melhor funcionamento do sistema cardiovascular e cerebral. Com essas técnicas para harmonizar e ampliar a capacidade pulmonar, o praticante aprende a absorver, acumular e distribuir melhor o PRANA - Energia Vital - por todo o organismo, trabalhando assim intensamente a energia.

Exercícios respiratórios:

UJJAYI – Em Sânscrito quer dizer Expansão Vitoriosa
Inspira e expira pelo nariz com intensidade promovendo assim, um som abafado atrás da garganta. O som que produz, advém do fechamento parcial da glotis que localiza-se junto as cordas vocais, este som é como se estivéssemos ressonando. Através desta respiração iniciamos o processo de concentração, pois passamos a escutar o som de nossa própria respiração. Gera calor no corpo, calor este, tão necessário para aquecimento de nossas articulações.
Variação desta respiração: dar um espaço entre uma inspiração e expiração , tendo assim maior consciência da entrada e saída de ar no nosso organismo.
BENEFÍCIOS: Fortalece o sistema nervoso e o sistema digestivo, aquece o corpo e através da intensa circulação sangüinêa e o suor que produzimos, eliminamos toxinas.

KAPALABHATI – Em Sânscrito quer dizer Crânio Brilhante.
Kapalabhati faz parte de um dos 06 KRYAS, ( KRYAS são exercícios de purificação). A expiração forçada, exala GAS CARBÔNICO da base superior dos pulmões , deixando espaço para uma inspiração rica em oxigênio. Limpando assim, todo o aparelho respiratório. Aumentando a quantidade de oxigênio no corpo, temos um efeito ILUMINADOR.
O foco desta respiração esta na expiração e quando se expira contrai o abdômen bruscamente elevando o diafragma forçando assim uma saída de ar, e para inspirar se relaxam os músculos e permite que os pulmões se encham de ar.
BENEFÍCIOS: tonifica o estômago, coração e o Fígado devido ao movimento repetido do diafragma.

Anuloma Viloma (respiração alternada pelas narinas)
É um exercício que alterna a respiração pelas narinas e adiciona-se um ritmo para a inalação outro para retenção e outro para exalação do oxigênio.
Ex.: Ritmo para iniciantes: inalação em 03 tempos, retenção em 12 tempos e exalação em 6 tempos. Aumentando a proporção gradativamente.
Exemplos: 4-16-8, ou 5-20-10 ou 6-24-12 e assim por diante.
O mudra (gesto das mãos) aplicado na mão direita é o vishnu mudra. Usa-se o polegar direito para narina direita, o dedo anular para narina esquerda e para reter o ar, usa-se simultaneamente o polegar e o anular.
Pratica: começa inalando pela narina esquerda em 03 tempos, retenção do ar 12 tempos e exala pela narina direita em 06 tempos, começa-se inalando pela narina direta em 03 tempos, retenção em 12 tempos e exala pela narina esquerda em 06 tempos. Isto quer dizer 01 volta de Anuloma Viloma.
Deve-se praticar inicialmente 05 voltas, aumentando gradativamente até 10 voltas.
Benefícios: acalma a mente, dando mais lucidez e estabilidade. Aumentamos nosso poder de concentração. Controlamos e armazenamos a energia vital. O sistema psíquico se equilibra e deixa o corpo leve e o olhos brilhantes.

BHASTRIKA – Em sânscrito significa fole.
È a respiração mais poderosa de todos os exercícios respiratórios para mobilizar a Kundaline, consiste em uma serie de bombeamentos seguido por uma retenção do alento como no kapalabhati. A diferença é que o bombeamento é com mais rapidez e esforço, usando todos os músculos do aparelho respiratório.

RESPIRAÇÃO COMPLETA, quando inspirarmos o abdômen se expande e o diafragma desce; massageando os órgãos abdominais. E quando expiramos o abdômen se contrai e o diafragma sobe massageando o coração. Das 03 etapas da respiração ( inspirar, reter e expirar ) . O mais importante é a expiração, o tempo da expiração deverá ser sempre duas vezes mais longa que o tempo da inspiração, somente assim exalamos o ar viciado, ou seja , as toxinas.
BENEFÍCIOS: Renovação celular, devido a expansão total dos pulmões.
E, ao expandirmos os pulmões, na superfície dos pulmões localizam-se os alvéolos onde o oxigênio se transforma em nutrientes para renovação das células.

IMPORTANTE:
Manter a postura reta, rosto relaxado, peito aberto, ombros relaxados.
Quanto melhor a postura, melhor nosso aparelho respiratório vai funcionar. Criando ritmo, concentrando e aumentado a intenção e a intensidade de cada respiração, se esvaziando e limpando a cada respiração.
Quanto mais intensa for nossa respiração maior nossa capacidade na prática, maior nossa determinação e concentração

BANDHAS – fechos energéticos
BANDHA em sânscrito quer dizer fechadura. Os Bandhas são fechos energéticas. Eles impedem que o PRANA - a energia VITAL se dissipe.
Como também permite ao praticante regular o fluxo Prânico e converter o fluxo Prânico em Espiritual.

1º Bandha:
MULA – BANDHA – Em Sânscrito quer dizer Raiz – base.
Acha-se o Mula –Banda contraindo o perinêo.
É uma contração sutil para redirecionar a energia no corpo, não permitindo que o prana se escape pela parte inferior do corpo
.
2º Bandha:
UJJANA –BANDHA – em Sânscrito quer dizer Voando para cima.
Acha-se o Ujjana – Bandha trazendo o abdômen para dentro e ligeiramente para cima em direção das costas. O peito para cima.
Depois de expirar completamente, contrai o abdômen para cima e para trás, em direção a coluna. Isto obriga o PRANA a subir para NADI SUSHUMNA

3º Bandha:
JALANDHARA – BANDHA – chave de queixo .
Acha-se o Jalandhara-Bandha quando abaixamos o queixo.
Enquanto retém o alento oprime o queixo para baixo, impedindo que o PRANA se escape pela parte superior do corpo. Ao exalar o ar , levanta-se o queixo.

COMO USAR OS BANDHAS:
JALANDHARA BANDHA e o MULA BANDHA se usam simultaneamente durante a retenção de ar, para se conseguir a união do PRANA E APRANA.
UJJANA BANDHA se usa depois de uma expiração, impulsionando o PRANA para cima pela NADI SUSHUMNA e assim elevar a KUNDALINI
IMPORTANTE:
A presença dos Bandhas é muito importante na pratica das ÁSANAS e PRANAYANAS. Durante a prática das ASANAS manter a consciência no Mula-Bandha e o Ujjana-Bandha.

ÁSANAS – posturas do yoga
Em sânscrito quer dizer POSTURAS. Atuam sobre a totalidade dos sistemas do corpo.
Flexibilizam a coluna vertebral e as articulações.
Tonificam os músculos.
Melhoram e equilibram o sistema endócrino ( glândulas ). Regulando de maneira a secretar quantidades corretas de hormônios no organismo, repercutindo no bem estar físico, mental e emocional.
Melhoram o funcionamento dos órgãos internos
Equilibram o sistema Simpático e Parasimpático proporcionando um corpo ágil e flexível, além de reduzirem o nível de toxinas no organismo, trabalhando também de forma eficiente o sistema circulatório, respiratório e digestivo, prevenindo e tratando as doenças articulares, gástricas e emocionais.

PROPOSITO FINAL: tanto as Ásanas como os Pranayamas purificam as NADIS
(canais nervosos) para o PRANA ( energia vital ) fluir livremente sobre as nadis, preparando o corpo para movimentação da KUNDALINE ( energia cósmica superior)

A prática regular, desenvolverá cada ásana e, quando estiver dominado, visualizará cada ásana como uma atitude positiva e progressos consideráveis.

RELAXAMENTO - desapegar – se.
SAVASANA ( Postura do cadáver ) é a postura clássica do RELAXAMENTO.
Relaxar espiritualmente quer dizer desapegar-se, convertendo-se em um testemunho do corpo e da mente, com a finalidade de identificar-se com SI PRÓPRIO ou CONSCIÊNCIA PURA.

Tanto para relaxar com concentrar , temos que respirar regularmente e ritmicamente concentrando-se num processo de respiração.
Fisiologicamente, ao relaxarmos diminuímos o consumo de oxigênio e se elimina menos anidrido carbônico, reduz tensão muscular, diminui a atividade do sistema nervoso simpático e um incremento do para-simpático

DHYANA – meditação – silenciar a mente.
Meditação: Enfocar a mente em um ponto, silenciá-la para perceber á
SI PRÓPRIO.

TIPOS DE MEDITAÇÃO:
Há dois tipos:
SAGUNA ( Concreta) – se concentra em um objeto concreto, pode ser; uma imagem ou símbolo visual, ou mantra que leva o meditador a unidade.
NIRGUNA ( Abstrata) – ponto de foco é uma idéia abstrata, como pode ser o Absoluto.

OS DOZE PRINCÍPIOS PARA MEDITAÇÃO
“ swami-Vishnu-devananda “

1 - Reserva para meditação um lugar especial; a atmosfera que construas te ajudará a silenciar a mente.
2 - Escolha um momento em que a mente esteja livre de preocupações. Aurora ou crepúsculo.
3 -Praticar todos os dias no mesmo lugar e na mesma hora, condicionando a mente a se aquietar rapidamente.
4 – Sentar em posição ereta olhando ao leste(sol nascente)
5 – Instrui a mente para que se mantenha tranqüila enquanto a seção de meditação.
6- Regule a respiração, comece com cinco minutos de respiração profunda e depois uma respiração mais lenta.
7- Estabeleça um ritmo para a respiração, espirando durante três segundos.
8- Ao princípio deixe a mente vagar, se a obrigas a concentrar-se, somente obterá a mente mais inquieta.
9- Agora leva a mente a descansar em um ponto focal que já tenhas escolhido.
10- Aplicando a técnica que já escolheu, mantenha o objeto de sua concentração em um foco durante toda a seção.
11- A meditação se produz quando alcançares um estado de pensamento puro, mas siga retendo sua consciência na dualidade.
12- Depois de muita prática, a dualidade desaparece e se alcança a SAMADHI(estado de supra consciência).

Textos elaborados pela prof.: Isabel Sehbe, baseados no livro:
EL NUEVO LIVRO DEL YOGA Escrito por Lucy Lidell con Narayani e Giris Rabinovitch). Apresentação de Swami Vishnu-devanada.
CENTRO SIVANADA YOGA

Prof: ISABEL SEHBE, Iniciou no yoga em 1994 e desde então, vem adquirindo aperfeiçoamento no Brasil, nos Estados Unidos e na Ìndia.
Tem FORMAÇÃO INTERNACIONAL DE YOGA pelo TTC– Sivananda Yoga Teacher`s Training Courses. Com Diploma internacional da “ Yoga Vedanta Forest Academy “ de Rishkesh – Índia. Com titulo concedidode “Yoga Siromani”.
isabelsehbe@terra.com.br
81- 9974 5976 / 3341 6453

VER http://www.ecoharyogaashram.com.br/

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